De norte a sul

Image

Conheça Elemental e FlexB: os dois artistas barretenses que mais circulam no Brasil

Embora a cidade seja conhecida pelo universo da música sertaneja, são dois artistas da música eletrônica que mais levam o nome da cidade do Brasil afora: Elemental (Luiz Luz) e FlexB (Ronaldo Galdino). O fato não é mera coincidência, mas fruto de dois artistas que levam sua arte a sério e empenham-se em um trabalho árduo e sério. Muito além da função de DJ, denominação que é confundida comumente fora do universo na música eletrônica, eles são compositores e produtores.

Além de se apresentar, passam horas e horas em seus estúdios criando, pesquisando, pensando, compondo, testando sons e trocando informações em uma constante busca pelas batidas e timbres que representem o que está passando em suas mentes. Fora este trabalho, também existe a dedicação no agenciamento para fazer com que este trabalho chegue às mais diversas regiões do Brasil e novas apresentações sejam fechadas.

elemental live

O barretense Luiz Luz começou na música bem cedo como vocalista e baterista em bandas de rock e metal. Por meados de 2005, começou a se interessar pelo universo da música eletrônica ao começar a frequentar raves e outras festas. Sua inspiração sempre veio da curiosidade: “quando adolescente ia às boates e sempre ficava imaginando como eram feitas as músicas eletrônicas. Sempre fui curioso a respeito. Achava mágico como pode ser criado um som do nada e ficava pensando em como alteraria determinada música”, revela Luiz Luz.

Embora seu primeiro trabalho como DJ tenha ocorrido em 2007, foi no ano de 2009 que ele passou a produzir suas próprias músicas e adotar o nome Elemental. Trilhando pelos caminhos do progressive psytrance, seu som apresenta diversas texturas e momentos psicodélicos, mas que sempre trilham por um lado mais harmônico. Luiz carrega em suas faixas um olhar mais crítico da sociedade ou propõe temas de discussão específicos, como o sexo e estados mentais.  Sua última faixa lançada em junho deste ano, por exemplo, a “#vemprarua”, usa trechos de reportagens e traz na voz do próprio Luiz, o tema das manifestações e a necessidade urgente de mudança da sociedade.

Justamente por sua influência do passado em bandas, Luiz tem como diferencial a inserção de seus vocais nas faixas que produz e o uso de guitarras tocadas ao vivo em suas apresentações. Além de já ter se apresentado muito no estado de São Paulo, a partir de 2012 conquistou todas as regiões brasileiras com vários shows no nordeste, estados de Pernambuco e Paraíba que lhe renderam visibilidade para tocar também em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Santa Catarina.  Essa visibilidade também o levou a conseguir um agenciamento pela agência do sulista Wicked Bookings.

Com apenas 19 anos, o jovem Ronaldo Galdino, tem uma carreira promissora. Utilizando como base para seu trabalho o gênero minimal, FlexB já assinou faixas por mais de oito selos brasileiros, já colocou diversas faixas entre as 100 mais baixadas (Downloads) do mundo em sites especializados em música eletrônica, como o Beatport e DjTunes e fundou seu próprio selo, a “Digiment Records” com o objetivo de encontro e divulgar novos talentos e também é agenciado pela 8Beats.

Sua carreira precoce tem explicação: “desde a infância, sempre fui apaixonado por musica eletrônica e na minha adolescência comecei a conhecer melhor uma diversidade enorme de gêneros da eletrônica. Estudei para DJ, e depois de um tempo comecei a produzir, primeiro pela curiosidade e depois pra tentar se destacar de alguma forma no mercado”, revela FlexB.

Embora o som de FlexB  tenha um lado intimista e minimalista (o que caracteriza o gênero principal de sua criação, o minimal),  suas performances são altamente enérgicas e com muita interatividade com o público. Com um ritmo vigoroso de produção de remixes e novas faixas, Ronaldo também aventura-se em outros gêneros como o techno e o deep house, abrindo ainda mais portas para o público conhecer seu trabalho. Em cidades sulistas com Joinville (SC), Araucária (SC), Maringá (PR) e Curitiba (PR), FlexB é figura conhecida, tocando em clubs conceituados quase todo mês. Recentemente, o artista também fez a sua estréia em Salvador (BA).

flexb2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s